Biblioteca do Legislativo é reinaugurada em cerimônia marcada por emoção e memória
Horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, para consulta local, no prédio Anexo da Câmara
A Biblioteca do Poder Legislativo de Poços de Caldas foi reinaugurada na última quarta-feira (22), em uma cerimônia marcada por emoção, memória e reconhecimento a todos que contribuíram para sua consolidação. Criada em 2014, a biblioteca passou por um processo de reestruturação e, agora, inicia oficialmente suas atividades como um espaço de pesquisa, formação e cidadania.
Com um acervo de mais de 4 mil exemplares, o espaço reúne obras nas áreas de Direito, Ciências Sociais, Filosofia e História e passa a ter acesso aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, para consulta local, no prédio Anexo da Câmara.
A cerimônia contou com a presença de vereadores, servidores, bibliotecárias do município, representantes da OAB, da Secretaria de Cultura, do Instituto Moreira Salles e integrantes dos clubes de leitura Leiam Mulheres Negras, Leiam Mulheres e Clube do Livro IFSULDEMINAS. Também participaram do momento o ex-vereador e ex-presidente da Casa, Paulo Tadeu Silva D’Arcadia, idealizador da Biblioteca do Legislativo, e a ex-vereadora Maria José de Souza, a Tita, que participou da comissão organizadora durante a criação do espaço.
Responsável pela nova fase da biblioteca, a bibliotecária Jordana Calixto de Faria explicou que o espaço mantém seu caráter jurídico, mas ganha agora uma dimensão pública e de cidadania. “A biblioteca da Câmara Municipal é considerada uma biblioteca jurídica, porém ela também é uma biblioteca pública. Nesse primeiro momento, o acesso será com consulta local, porque o espaço também tem a missão de preservar a memória institucional da Câmara e da cidade”, comentou.
Jordana lembrou, ainda, que a reinauguração marca a presença do profissional bibliotecário, exigido por lei, e o início de uma nova etapa de funcionamento. “A minha missão aqui era justamente reestruturar a biblioteca, deixá-la funcional e aberta à população. Estamos começando, mas o objetivo é sempre atender melhor ao público externo e interno”.
O ex-presidente Paulo Tadeu ressaltou o simbolismo do momento, lembrando os desafios enfrentados durante a criação do espaço e destacando o papel do Legislativo em incentivar o conhecimento. Segundo ele, a natureza representativa e participativa do Poder Legislativo cria condições únicas para o desenvolvimento de programas voltados à reflexão e à formação cidadã. “Pela natureza do Legislativo, seu caráter de representação e participação popular, este Poder tem uma dinâmica permanente nas relações com a sociedade”, afirmou.
O ex-vereador destacou que a leitura deve estar no centro das estratégias de formação e informação do Parlamento. “Projetos como a Escola do Legislativo, a Câmara Mirim, o Câmara em Visita e as sessões descentralizadas nos bairros podem e devem contar com atividades de incentivo à leitura temática e orientada”, defendeu. Ele também reforçou que a biblioteca deve ampliar o acesso ao saber e fortalecer a relação entre o Legislativo e a comunidade.
Para o presidente da Câmara, Douglas Dofu (UNIÃO), a reinauguração da Biblioteca do Poder Legislativo representa o resgate de um projeto importante e reforça o compromisso da Câmara em estar cada vez mais próxima da população Para ele, o “espaço será um ponto de encontro para pesquisa, aprendizado e preservação da memória legislativa, fortalecendo o acesso ao conhecimento e à cidadania”.
Outras informações sobre a Biblioteca pelo telefone (35) 3729-3875 ou pelo e-mail biblioteca@pocosdecaldas.mg.leg.br